Mestrado em
Projeto Integrado
na Construção
de Edifícios
Mestrado em
Projeto Integrado
na Construção
de Edifícios
Língua de Trabalho: Português ou Inglês (De acordo com a composição da turma / According to the class composition)
Docência: Maria Helena Póvoas Corvacho
Objetivos: Pretende-se transmitir os conceitos fundamentais da sustentabilidade na construção e apresentar os diversos níveis de abordagem. Serão apresentados os métodos de avaliação da sustentabilidade na construção de edifícios e os respetivos critérios de aplicação a fim de munir os alunos com ferramentas que lhes permitam identificar as soluções construtivas mais sustentáveis e saber como aplicá-las, desde a fase de planeamento até ao final da vida útil da construção.
Resultados de aprendizagem e competências: Dominar os conceitos fundamentais da sustentabilidade na construção e compreender os diversos níveis de abordagem. Conhecer os métodos de avaliação da sustentabilidade na construção de edifícios, sendo capaz de identificar as soluções mais sustentáveis e saber como aplicá-las, desde a fase de planeamento até ao final da vida útil da construção.
Modo de trabalho: Presencial
Programa: O QUE É A SUSTENTABILIDADE: Evolução dos conceitos e das estratégias ao longo do tempo, Sustentabilidade ambiental, económica e social, Alterações Climáticas: mitigação e adaptação, Esgotamento dos Recursos Naturais, Pegada ecológica. A SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO: O processo da construção sustentável. Enquadramento, Sustentabilidade na fase de projeto, Fatores bioclimáticos, Soluções construtivas, Sistemas passivos e ativos, Sustentabilidade dos materiais, Utilização de materiais locais, Avaliação do ciclo de vida, Certificação e rotulagem ambiental, Durabilidade da construção, Durabilidade: um fator essencial da sustentabilidade, A durabilidade e a norma ISO 15686: planeamento da vida útil de um edifício, A seleção exigencial de soluções e a sua importância para a durabilidade, Sustentabilidade na fase de execução e em fim de vida, Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), Prefabricação, Desconstrução, Construção circular. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO: Métodos de avaliação global da sustentabilidade da construção. Exemplos de aplicação de métodos de avaliação da sustentabilidade da construção. SUSTENTABILIDADE DOS EDIFÍCIOS EM SERVIÇO: Anomalias e manutenção, Consumo de energia, Consumo de água, Resíduos domésticos. SUSTENTABILIDADE DAS ESTRATÉGIAS E TECNOLOGIAS DE REABILITAÇÃO: Estratégias sustentáveis para a reabilitação do parque construído, Viabilidade técnica e económica, Tecnologias de reabilitação sustentáveis, Sustentabilidade das técnicas tradicionais de reabilitação.
Bibliografia Obrigatória: vários; A indicar ao longo das aulas
Bibliografia Complementar:
World Commission on Environment and Development; Our Common Future (aka Brundtland Report), 1987 (UN.)
Bragança, L., Mateus, R.; Avaliação do Ciclo de Vida dos Edifícios. Impacte Ambiental de Soluções Construtivas, Ed. Autor, 2011
Hegger, M., Stark, T., Fuchs, M., Zeumer, M.; Construction et Énergie. Architecture et Développement Durable, Lausanne: Presses Polytechniques et Universitaires Romandes, 2011
Fernandes, A.; Métodos de Avaliação da Sustentabilidade das Construções. Dissertação de Mestrado (MIEC), Porto: FEUP., 2013
US Green Building Council ; LEED 2009 for New Construction and Major Renovations, Washington: USGBC, 2013
PachecoTorgal, F., Cabeza, L.F., Labrincha, J., & Magalhães, A. De (Eds.); Ecoefficient construction and building materials, Cambridge: Woodhead Publishing Limited, 2014
BRE ; BREEAM International New Construction 2016. Technical Manual SD233 1.0., UK: BRE Global, 2016
Observações Bibliográficas: A bibliografia principal será indicada aos alunos ao longo das aulas.
Língua de Trabalho: Português ou Inglês (De acordo com a composição da turma / According to the class composition)
Docência: Hipólito José Campos de Sousa
Objetivos:
Conhecimentos, Aptidões e Competências:
Compreensão da história tecnológica da construção, particularmente de edifícios.
Entendimento dos sistemas de construção de edifícios tradicionais e atuais. Ligação às tecnologias e materiais.
Compreensão das formas de analisar e decompor um edifício.
Compreensão da relação entre exigências e desempenho das obras e formas de os especificar.
Compreensão das possibilidades associadas à prefabricação e importância da coordenação modular.
Compreensão dos diferentes sistemas construtivos das obras com maior enfase nos trabalhos iniciais.
Compreensão das diferentes soluções e sistemas construtivos de paredes de contenção em pisos enterrados, de fundações superficiais e profundas e de reabilitação e reforço de fundações.
Modo de trabalho: Presencial
Programa:
Referência histórica às evoluções tecnológicas na construção. Soluções construtivas tradicionais. Sistemas atuais pesados. Sistemas leves
Visão sistémica da construção: Sistemas e subsistemas de construção. Abordagem funcional e celular. Vocabulário. Exigências essenciais e Diretivas Construção. Decomposição em subsistemas. Prefabricação. Coordenação
dimensional modular. Juntas construtivas.
Construção de Fundações: Contenção pisos enterrados. Paredes “tipo Berlim”, moldadas, de estacas, de Jet Grout. Fundações diretas ou superficiais,indiretas ou profundas. Estacas moldadas, Estacas com uso de lamas bentoníticas, Microestacas. Estacas cravadas. Reforço e reabilitação de fundações.Construção de caves sob edifícios existentes
Sistemas pesados: Pavimentos estruturais pesados, coberturas, alvenarias estruturais e preenchimento.
Sistemas leves: Soluções mais correntes de edifícios à base de madeira.
Soluções específicas: Soluções da envolvente, Compartimentação, Divisórias.
Bibliografia Obrigatória:
Pinto, R. G.; Sistemas construtivos de estruturas de contenção multiapoiadas em edifícios, Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil, FEUP, Porto, 2008
Borges, J.L.; "Fundações de Edifícios". Sebenta, FEUP, 2016
Magalhães, D. S.; Sistemas construtivos de reabilitação e reforço de fundações, Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil, FEUP, Porto, 2014
NEGRÃO, J.; AMORIM FARIA, J.; Projecto de Estruturas de Madeira, Publindústria, 2009
AMORIM FARIA, J.; Divisórias leves prefabricadas - Concepção e avaliação da viabilidade de um sistema realizado com base em madeira e derivados, Tese, Porto, 1996
BUTTERWORTH-HEINEMANN; The Building Systems Integration Handbook, 1996
SOUSA, H., et al; Defects in Masonry Walls, Rotterdam, Netherlands, 2015 (Vol. 403, pp. 78)
FREITAS, V. e outros; Manual de apoio ao Projecto de Edifícios Antigos, OERN, Porto, 2012
DRYSDALE, R., AND HAMID, A.; Masonry Structures Behaviour and Design. Boulder, Colorado, USA, 2008
CIB; Enclosure Masonry Wall Systems Worldwide, S. Pompeu Santos (ed), Taylor&Francis/Balkema, London, 2007
Hipólito Sousa e outros; Fachadas de edifícios, Lidel, 2016. ISBN: 879-989-752-227-7
Hipólito Sousa; sebenta de Tecnologias da Construção, FEUP, 2018
Língua de Trabalho: Português ou Inglês (De acordo com a composição da turma / According to the class composition)
Docência: Nuno Manuel Monteiro Ramos
Objetivos:
Conhecimento: Descrever os principais conceitos das instalações necessárias ao funcionamento dos edifícios, incluindo: fornecimento de energia e exploração de energias renováveis, aquecimento e arrefecimento, distribuição de água e drenagem de águas residuais, ventilação.
Compreensão: Interpretar e manipular os elementos escritos e desenhados que fazem parte de projetos de construção.
Aplicação: Estabelecer processos de conceção, dimensionamento, construção e gestão de instalações de modo a identificar as mais eficientes.
Análise: Avaliar os resultados da aplicação de metodologias de modo a possibilitar a escolha das melhores relações custo/eficiência.
Síntese: Definir soluções de projeto de instalações.
Avaliação: Criticar as metodologias e conceitos.
Projeto: Desenvolver soluções de projeto otimizadas em função/custo/benefício.
Investigação: identificar as referências técnicas e científicas relevantes.
Prática: conhecer a informação disponibilizada em situações concretas e aplicá-la.
Modo de trabalho: Presencial
Programa:
Coordenação entre os projetos de instalações, arquitetura e estruturas.
Instalações de abastecimento de água Fundamentos de hidráulica. Avaliação de caudais. Dimensionamento das redes de distribuição de água fria e quente. Avaliação de pressões e de perdas de carga.
Drenagem de águas residuais: Redes de drenagem de esgotos domésticos e de águas pluviais. Conceção dos traçados, determinação de caudais e métodos de dimensionamento. Dimensionamento de redes prediais de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais.
Conceção e dimensionamento de sistemas solares térmicos. Análise de outros sistemas para exploração de fontes renováveis.
Introdução aos sistemas de aquecimento/arrefecimento. Descrição dos sistemas, quantificação de energia primária, processo de seleção, implicações construtivas.
Conceção e dimensionamento de instalações de ventilação em edifícios.
Introdução às redes de abastecimento de energia a edifícios
Bibliografia Obrigatória:
Vitor M. R. Pedroso; Manual dos sistemas prediais de distribuição e drenagem, LNEC, 2000
António Moret Rodrigues; António Canha da Piedade; Ana Marta Braga; Térmica de edifícios, Edições ORION, 2009
Diário da República; DecretoLei nº 118/2013 e documentos legislativos a ele referentes, 2013
Publicações do CIBSE Chartered Institution of Building Services Engineers; Guide A environmental design; Guide B: Heating, Ventilating, Air Conditioning and Refrigeration; Guide F: Energy Efficiency, 2015
DR 23/95; Regulamento geral dos sistemas públicos e prediais dedistribuição de água e de drenagem de águas residuais, 1995
Língua de Trabalho: Português ou Inglês (De acordo com a composição da turma / According to the class composition)
Docência: António Pedro Oliveira de Carvalho
Objetivos:
Pretende-se dotar os estudantes com:
Conhecimentos técnicos indispensáveis em Acústica para poderem compreender e aplicar corretamente a legislação na área de Acústica de Edifícios;
Aptidões pessoais e profissionais para poderem ser eficazes na resolução de problemas e na experimentação básica nesta área;
Capacidades necessárias mínimas para poderem conceber e projetar nesta área.
Modo de trabalho: Presencial
Programa:
Análise geral à unidade curricular
Conceitos Básicos e Terminologia;
Acústica em Edifícios: Correcção acústica; Isolamento sonoro (ruídos aéreos e de percussão); Ruído de instalações/equipamento; Curvas de incomodidade; Inteligibilidade da Palavra;
Acústica Arquitectónica;
Ruído na Comunidade: Legislação (RGR, RRAE, etc.);
Reabilitar em Acústica.
Bibliografia Obrigatória: A. P. Oliveira de Carvalho; Acústica Ambiental e de Edifícios, FEUP, 2019
Língua de Trabalho: Português ou Inglês (De acordo com a composição da turma / According to the class composition)
Docência: Gonçalo Manuel Fernandes Perestrelo e Bárbara Rangel Carvalho
Objetivos: Aprofundamento e complemento da formação básica adquirida em diversos ciclos de estudo como o 2º ciclo de MIEC, MIA, etc. Sensibilizar os engenheiros e arquitetos para a problemática da SCIE, numa ótica de enquadramento regulamentar da SCIE integrado com toda a outra legislação no ato de projetar, construir e utilizar os edifícios e recintos. Fornecer uma abordagem aos conceitos fundamentais e princípios físicos e químicos da "Engenharia do Fogo". Familiarizar com as técnicas correntes, bem como com a regulamentação e a normalização portuguesas, relativas à SCIE. Proporcionar a capacidade para a identificação e a resolução de problemas de SCIE na integração do projeto e utilização dos edifícios e recintos. Aplicação regulamentar e de conhecimentos na ótica do projetista. Pretende-se dar uma visão tão ampla quanto possível das prescrições e exigências regulamentares.
Modo de trabalho: Presencial
Programa:
O RJSCIE e o RTSCIE em Projeto e Utilização de edifícios: Avaliação prescritiva e de desempenho; Vistorias; Medidas de Autoproteção e Inspeções.
Os temas estão organizados em 3 Partes e 18 capítulos:
PARTE 1 – O FOGO E SEUS EFEITOS: Cap. 1 O fenómeno do fogo, Cap. 2 Fogo em compartimento, Cap. 3 Comportamento dos materiais de construção, Cap. 4 Comportamento dos elementos de construção;
PARTE 2 PREVENÇÃO E PROTEÇÃO: Cap. 5 Risco de incêndio e segurança, Cap. 6 Cálculo de resistência ao fogo das estruturas, Cap. 7 Evacuação, Cap. 8 Sinalização, Iluminação, deteção, alarme, Cap. 9 Meios de extinção, Cap. 10 Outros sistemas e equipamentos de SCI;
PARTE 3 – REGULAMENTAÇÃO DE SCIE: Cap. 11 Disposições gerais de segurança, Cap. 12 Projeto de SCIE, Cap. 13 Condições Exteriores comuns, Cap. 14 Comportamento Isolamento e Proteção, Cap. 15 Condições gerais de evacuação, Cap. 16 Instalações Técnicas, Cap. 17 Equipamentos e Sistemas de Segurança, Cap. 18 Organização e gestão da segurança – MAP.
Bibliografia Obrigatória:
Dec. Lei 224/2015, de 9 de outubro; Regime Jurídico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (RJ-SCIE)
Portaria 1532/2008, de 29 de Dezembro; Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (RT-SCIE)
Despacho 2074/2009 de 15 de Janeiro; ritérios técnicos para determinação da densidade de carga de incêndio modificada
COELHO, Antonio Leça; Incêndio em Edifícios, Edições Orion, Lisboa, 2010
CASTRO, Carlos Ferreira de, e ABRANTES, José Barreira; Manual de Segurança contra Incêndio em Edifícios, 2.ª edição, Escola Nacional de Bombeiros, Sintra, 2009
The SFPE Handbook of “Fire Protection Engineering”; 3º edition, National Fire Protection Association Quincy, Massachusetts, Society of Fire Protection Engineers, Boston, Massachusetts U.S.A., 2003
SANTOS, Carlos Pina dos; A Classificação Europeia de Reação ao Fogo dos Produtos da Construção, TE 55, LNEC, Lisboa, 4ª Edição, 2011
Língua de Trabalho: Português ou Inglês (De acordo com a composição da turma / According to the class composition)
Docência: João Pedro da Silva Poças Martins
Objetivos:
Conhecimentos, Aptidões e Competências:
Conhecer os principais sistemas de classificação, modelos de informação e famílias de aplicações informáticas atuais;
Tomar contacto com a área dos sistemas de informação construção, percebendo a sua importância para osprofissionais do setor;
Entender o papel dos Engenheiros Civis e Arquitetos no contexto da gestão da informação;
Explicar a diferença entre os desempenhos da indústria da construção e de outras atividades no que diz respeito àgestão da informação e relacionar este problema com a produtividade medida;
Compreender a importância dos standards de modelação e classificação da informação;
Utilização de ferramentas informáticas, em particular de sistemas BIM na concepção de edifícios e gestão da construção;
Integração de informação utilização de ferramentas BIM em conjunto com outras aplicações informáticas.
Modo de trabalho: Presencial
Programa: 1. Introdução e Enquadramento; 1.1- Conceito de informação. Dados, informação e conhecimento no contexto da Construção Civil; 1.2. A Informação no Projeto; 2. Gestão da Informação na Construção Civil. Aspectos gerais; 2.1. Desempenho das empresas de construção na gestão da informação; 2.2. Exemplos de ineficiência na gestão de informação; 2.3. Especificidade do sector da construção. Características particulares das empresas e dos produtos da construção; 2.4. Descrição dos principais fluxos de informação ao longo do processo construtivo; 2.5. Sistemas de Classificação da Informação. Exemplos a nível nacional e internacional; 3. BIM e integração de informação: Apresentação de principais famílias de aplicações, suas vantagens e desvantagens potenciais. Nas aulas TP serão apresentadas e aplicadas diferentes ferramentas BIM; 3.1. BIM na concepção e gestão da construção: modelos de projeto, modelos 4D e 5D; 3.2. Integração com outras aplicações.
Bibliografia Obrigatória:
Dainty, A., Moore, D., & Murray, M.; Communication in construction Theory and practice, New York: Taylor & Francis, 2006
eBusiness W@atch.; ICT and eBusiness in the Construction Construction Industry: ICT adoption and ebusiness activity in 2006, Copenhagen/Brussels: The European eBusiness Market Watch European Commission Enterprise and Industry Directorate General, 2006
Eastman, C. M.; Building Product Models: Computer Environments, Supporting Design and Construction, CRC, 1999
Eastman, C. M., Teicholz, P., Sacks, R., & Liston, K.; BIM handbook. Hoboken, N.J., Wiley, 2008
Kiviniemi, A. ; Building Information Models Future Roadmap. In K. H. Peter Newton, Robin Drogemuller (Ed.), Technology, Design and Process Innovation in the Built Environment. New York: Taylor & Francis, 2009
Poças Martins, J. P.; Modelação do Fluxo de Informação no Processo de Construção Aplicação ao Licenciamento Automático de Projectos, (PhD Thesis), Universidade do Porto, Porto, 2009
Língua de Trabalho: Português ou Inglês (De acordo com a composição da turma / According to the class composition)
Docência: Nuno Manuel Monteiro Ramos e Ana Sofia Moreira dos Santos Guimarães Teixeira
Objetivos: Conhecimento: Descrever os princípios de análise, seleção e conceção com vista à pormenorização de elementos não estruturais da envolvente dos edifícios. Compreensão: Entender o comportamento, desempenho e funcionamento de elementos não estruturais da envolvente dos edifícios. Interpretar e aplicar a documentação técnica. Aplicação: Desenvolver as soluções e apresentar peças desenhadas. Avaliação: Criticar as soluções encontradas. Escolher soluções adequadas com o melhor desempenho. Investigação: Incutir o interesse pela descoberta do conhecimento, trabalhando em problemas sem solução única. Estimulação do espírito crítico e da criatividade, buscando o melhoramento das soluções encontradas. Projeto: Conceção de elementos não estruturais da envolvente dos edifícios. Prática: Desenvolver soluções que sejam adequadas e exequíveis. Apresentação das soluções em desenhos à escala, e com todas as indicações necessárias para uma correta execução em obra.
Modo de trabalho: Presencial
Programa: Regulamento Produtos da Construção (IPQ) 305/2011, Exigências/Desempenho, Documentação Técnica: Sistemas Inovadores e Materiais (homologação e pormenorização construtiva). Impressão 3D na construção. Ecoconstrução. Soluções de coberturas inclinadas e planas (tradicionais e invertidas). Análise de diferentes sistemas de impermeabilização: membranas betuminosas, PVC e líquidas/projeção. Sistemas de revestimento de coberturas inclinadas com painéis “sandwich” metálicos. Fachadas opacas: tradicionais, inovadoras leves e ventiladas. Soluções de revestimento de fachada. Envidraçados: janelas, vidros, caixilho e respetivas propriedades. Ensaios em janelas: estanquidade à água, permeabilidade ao ar e pressão do vento. Pormenorização construtiva dos vários elementos não estruturais da envolvente dos edifícios.
Bibliografia Obrigatória:
Manual de alvenaria de tijolo; A. V. Serra e Sousa, J. A. R. Mendes da Silva, CTCV, FCTUC, APICER, 2000
DTU 20.1 - Parois et murs en maçonnerie de petits éléments, CSTB, 2005
NIT 001 Metodologia para a definição exigencial de isolantes térmicos; Vasco Peixoto de Freitas, Manuel Pinto, LFCFEUP, Porto, 1997
DTU 43.1 – Travaux d’étanchéité des toituresterrasses avec éléments porteurs en maçonnerie, CSTB, 2010
ITE 34 – Revestimentos de impermeabilização de coberturas em terraço; Jorge M. Grandão Lopes, LNEC, 1994
Língua de Trabalho: Português ou Inglês (De acordo com a composição da turma / According to the class composition)
Docência: Rui Manuel Gonçalves Calejo Rodrigues
Objetivos: Gestão de Edifícios, serem capazes de: Montar uma estrutura de gestão de um edifício atendendo ás caraterísticas construtivas de um edifício, a natureza da utilização e ao grau de exigência a que o edifício está sujeito; Elaborar um Plano de manutenção fundamentado em políticas específicas; Identificar necessidades e algoritmos automáticos de gestão da informação de forma a selecionar rotinas comerciais. Economia da Utilização, serem capazes de: Elaborar um orçamento de um edifício em serviço; Estabelecer estratégias e captação de recursos para garantir a sustentabilidade económica do edifício Otimizar consumos ás necessidades da organização (FM). Utilização Sustentável, serem capazes de: Identificar e quantificar impactes da construção; Aplicar soluções de minimização do impacte em serviço; Promover a sustentabilidade entre os hábitos dos utentes; Avaliar a reação dos utentes à solução edificada (POE).
Modo de trabalho: Presencial
Programa: Gestão de Edifícios. (Comportamento de Edifícios em Serviço, Gestão Técnica, Económica, Funcional e da Informação); Políticas de Manutenção de Edifícios (Preditiva, Reativa, Emergência); Planos de Manutenção (Vida útil, Modelação do tempo de serviço); Economia da Manutenção (Custo em serviço); Conceção para a Manutenção (Impacto da Manutenção na conceção arquitetónica). Utilização sustentável (Consumos, Resíduos, Gestão de vida útil, Post Occupancy Evaluation POE); Tecnologia de Manutenção Sustentável (Limpezas técnicas e de higienização, Inspeção, Proacção, Correção); Facility Management (O envolvimento da Engenharia Civil e da Arquitetura); POE - Avaliação Pós Ocupação.
Bibliografia Obrigatória:
Calejo Rodrigues, R. M. G.; Manutenção de Edifícios (Tese de Mestrado), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal. Disponível em http://catalogo.up.pt/F/? func=findb& local_base=FEUP&find_code=SYS&request=000417750, 1989
Calejo Rodrigues, R. M. G.; Gestão de Edifícios (Tese de Doutoramento), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal. Disponível em https://catalogo.up.pt/exlibris/aleph/u22_1/alephe/www_f_por/ic, 2001
Miranda Dias, J., Grandão Lopes; Conservação e reabilitação de edifícios recentes (CAD5), Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 2010
Andrade Ferreira, L. A.; Uma Introdução à Manutenção, Publindustria, 1998
Instituto Português da Qualidade;; Manutenção Instruções para a preparação de contratos de manutenção (NP EN 13269:2007), Lisboa: IPQ
Instituto Português da Qualidade; Terminologia da Manutenção (NP EN 13306:2007), Lisboa: IPQ
Língua de Trabalho: Português ou Inglês (De acordo com a composição da turma / According to the class composition)
Docência: Bárbara Rangel Carvalho
Objetivos: Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos estudantes uma maior capacidade operacional de desenvolvimento do projeto, articulado com as várias especialidades envolvidas na construção de um edifício. Os estudantes conseguirão, de uma forma sistematizada, coordenar as decisões de todas as áreas disciplinares para sustentar as opções concetuais e tecnológicas em cada momento do desenvolvimento do projeto. O desenvolvimento de um Projeto Integrado permitirá que o estudante identifique os critérios exigênciais que determinarão a conceção arquitetónica e construtiva, não só para otimizar todo o processo, como potenciar o equilíbrio entre a linguagem arquitetónica e a eficiência da utilização do edifício em serviço. Interiorizado esta metodologia de projeto o estudante conseguirá não só fundamentar as opções tecnológicas como entender a importância de cada uma no desempenho do edifício como um sistema único.
Modo de trabalho: Presencial
Programa: 1. Introdução e Enquadramento; 1.1. Conceito fundamentais de Projeto Integrado; 1.2. Gestão de Projeto/Projeto Integrado; 1.3. Projeto Integrado/Otimização do Processo construtivo; 1.4. Edifício como Sistema Integrado; 2. Metodologias Correntes de aplicação de Projeto Integrado; 2.1. Architect Handbook RIBA; 2.2. Integrated Project Delivery AIA; 2.3. Metodologia de Projeto Integrado FEUP/BR; 3. Métodos de avaliação da qualidade de projetos; 4. Critérios Exigenciais como processo de decisão no Projeto Integrado; 4.1. Criteria Design; 4.2. Definição de critérios em cada fase do projeto; 4.3. Articulação Conceção/Critérios Exigenciais/Opções tecnológicas; 5. Integração de ferramentas informáticas como articulação disciplinar; 5.1. Detailed Design; 5.2. Maquetização virtual; 5.3. Desenho de Projeto/Ferramentas de Gestão; 5.4. Articulação com o Processo construtivo; 6. Aplicações práticas; 6.1. Exemplos de Projeto Integrado; 6.2. Desenvolvimento de um Projeto Integrado nas diferentes etapas.
Bibliografia Obrigatória:
Carvalho, Bárbara R.; Proposta metodológica para o desenvolvimento do projeto integrado de habitação evolutiva em Portugal, Dissertação de Doutoramento. FEUP, Porto, Portugal, 2013
Moreira da Costa, Jorge M. F.; Métodos de Avaliação da Qualidade de Projetos de Edifícios de Habitação, Dissertação de Doutoramento. FEUP, Porto, Portugal, 1995
Ostime, N.; RIBA Job Book (Ninth Edition), London, UK: RIBA Publishing, 2013. ISBN: 978-1859464960
Sinclair, D.; Guide to Using the RIBA Plan of Work, London, UK: RIBA Publishing, 2013. ISBN: 781-859465042
The American Institute of Architects; Integrated Project Delivery: A Guide (Version 1), Washington DC, USA: AIA, AIA CC, 2007
Technical committee: CT 176 - ALVENARIAS; NP EN 845-1:2013+A1:2021, IPQ, 2021 (Especificações para acessórios de alvenaria - Parte 1: Ligadores, grampos de amarração, pendurais e cachorros de apoio)
Língua de Trabalho: Português ou Inglês (De acordo com a composição da turma / According to the class composition)
Docência: Gonçalo Nuno Abreu Costa de Sousa e Bárbara Rangel Carvalho
Objetivos: Compreender a complexidade na concretização de um empreendimento da IC e contextos de desenvolvimento. Conhecer e aplicar estratégias de produção integrada das suas partes. Conhecer e aplicar processos de avaliação do desempenho, redução de desperdício e incremento da eficiência. Reflexos na atividade empresarial. Entender as condições endógenas e exógenas que afetam um estaleiro de obra, condições de segurança e fatores de risco de acidente, estratégias para eficiência do espaço de trabalho e prevenção de sinistros. Entender as vantagens do BIM na coordenação de projetos. Conhecer os enquadramentos legais dos atos profissionais na IC, empresariais e singulares. Modelos de contratação e avaliação de propostas. Internacionalização da GPC e suas implicações; contratos FIDIC, legislações e aculturação. Como aproveitar a qualificação dos RH na melhoria da GPC; utilização eficaz de subcontratos e trabalhadores independentes. Discussão de aspetos éticos, deontológicos e de gestão de RH na IC
Modo de trabalho: Presencial
Programa:
Introdução. Processos e subprocessos de desenvolvimento do Projeto e da Construção: da ideia à utilização.
Gestão e coordenação de equipas. O RIBA Plan of Work. Integrated Project Delivery. Cadeia de Produção em Parceria.
Produção e organização de informação. Gestão da Informação na Construção.
Avaliação e monitorização do desempenho. Análise do Valor Agregado, KPI’s na construção.
Preparação de estaleiro e de obra. Segurança e Prevenção de Acidentes. Projetos e Obras Internacionais.
Conceitos e ferramentas da construção “Lean”. Desperdícios, Produção Pull, 5S, PDCA, Last Planner, Kanban. Gestão de recursos e balanceamento.
Organização, legislação, competências e atos profissionais.
Processos de procura e contratação. Contratação de serviços e de empreitadas. CCP e Contratos FIDIC.
Análise de Risco na Construção.
Ética e Deontologia profissionais. Gestão de pessoas e de carreiras. Liderança.
Bibliografia Obrigatória:
Dupin, P.; Le Lean appliqué à la construction, Paris, France : Eyrolles, 2014. ISBN: 978-2212138320
Rego, A., Braga, J.; Ética para Engenheiros, Lisboa, Portugal: LIDEL, 2014. ISBN: 978-989-752-065-5
Roldão, V. S.; Gestão de Projectos, Lisboa, Portugal: Monitor, 2005. ISBN: 972-9413-62-2
Ostime, N. ; RIBA Job Book (Ninth Edition), London, UK: RIBA Publishing, 2013. ISBN: 978-1859464960
Sinclair, D.; Guide to Using the RIBA Plan of Work 2013, London, UK: RIBA Publishing, 2013. ISBN: 978-1859465042
Soeiro, A.; Segurança na Construção, Porto, Portugal : FEUP Edições, 2005. ISBN: 978-9727520725
The American Institute of Architects; Integrated Project Delivery: A Guide (Version 1), Washington DC, USA: AIA, AIA CC, 2007
Williams, D.; Preparing for Project Management, Reston VA, USA: ASCE Press, 1996. ISBN: 978-0784470183
Winch, G. M.; Managing Construction Projects, Hoboken NJ, USA: WileyBlackwell, 2010. ISBN: 978-1-4051-8457-1
CE Database (ASCE) http://ascelibrary.org/; .
Língua de Trabalho: Português ou Inglês (De acordo com a composição da turma / According to the class composition)
Docência: Jorge Manuel Fachana Moreira da Costa
Objetivos:
Parte A – Componente estratégica (Jorge Moreira da Costa - temas 1 e 8): Compreender as ações, enquadradas no conceito da Lean Construction, que podem ser implementadas no sentido de obter uma maior eficiência e menor desperdício no processo construtivo. Simular um processo de interatividade e colaboração na definição de um planeamento de obra (Lean Room – Weekly Work Plan); Analisar as atividades produtivas na perspetiva de Análise de Risco e conseguir hierarquizá-las dentro desta perspetiva. Aplicar a FMEA como ferramenta de identificação de níveis de risco potenciais no desenvolvimento de uma empreitada.
Parte B - Componente operacional (José Amorim Faria - temas 2,3,4,5 e 6): Nesta componente da disciplina pretende-se "treinar" os alunos em tarefas correntes realizadas em construtoras; A primeira parte desta componente é a mais teórica e destina-se a familiarizar os alunos com os modos de contratação correntes na construção bem como a dar-lhes uma noção geral de síntese sobre a importância das questões contratuais na gestão de obras, incluindo a análise de algumas situações concretas (Tema 3); Os Temas 4,5 e 6 referem-se a aplicações específicas em processos de gestão na perspetiva operacional. Praticando sobre uma obra concreta, pretende-se que os alunos adquiram competências de gestão aplicáveis em empreitadas concretas, tais como: orçamentação e controlo económico; Controlo técnico (qualidade/conformidade); Gestão operacional de recursos (mão-de-obra, materiais and equipments).
Parte C - Produtividade e tendências atuais (Hipólito Sousa - temas 7, 9, 10 e 11): Nesta parte da disciplina pretende-se: apresentar e entender a importância da avaliação da produtividade na perspetiva da gestão da construção e quais os processos de determinação de rendimentos nos estaleiros futuros; apresentar diversos sistemas de informação na construção e sua utilização na gestão de projeto e obra.
Parte D - Multiculturalidade (tema 12): Palestra do Engº Manuel Aroso sobre a importância da integração e compreensão de diferentes culturas e modos de trabalho nos processos de tomada de decisão, negociação e liderança.
Modo de trabalho: B-learning
Programa:
A filosofia da Lean Production e a sua transposição para a indústria da construção. Noção de desperdício na produção. Ferramentas e atitudes Lean. Produção e Construção Lean. Técnicas da Lean Construction e áreas de aplicação na IC.
Intervenientes na Construção – visão do construtor. Responsabilidades e Seguros na Construção. Garantias.
Preparação e controlo de obra na perspetiva do empreiteiro geral (abordagem por áreas funcionais). Direção de obra – abordagem por gestão de recursos produtivos.
Preparação e controlo de obra na perspetiva do empreiteiro geral (abordagem por áreas funcionais). Direção de obra – abordagem por gestão de recursos produtivos (conclusão).
Direção de obra- Aspetos complementares: Orçamentação de Obra. Controlo Económico de Empreitadas; Organização de estaleiros de obras.
Direção de obra- Aspetos complementares (continuação): Planeamento e controlo de prazos; Gestão de subempreitadas.
Planeamento e controlo. Análise do Valor Agregado.
Análise de Risco na Construção.
Produtividade e Rendimentos. Abordagem tradicional.
Produtividade e Rendimentos. Sensorização e estaleiros do Futuro – (colaboração Dr Eng. Diego Calvetti).
Sistemas de informação na construção para o projeto e obra (colaboração Eng. Pedro Meda).
Multiculturalidade na gestão: da tomada de decisão à negociação e liderança (palestra Eng. Manuel de Sousa Aroso).
Bibliografia Obrigatória:
Frank Harris; Modern construction management. ISBN: 978-0-470-67217-4
Francisco José Loforte Teixeira Ribeiro; Construction management of large scale building projects
Gransberg, Douglas D.; Construction equipment management for engineers, estimators, and owners. ISBN: 0849340373
Sixto Ríos; Decision theory and decision analysis. ISBN: 0-7923-9466-6
Daniel W. Halpin; Construction management. ISBN: 978-0-470-50593-9
Língua de Trabalho: Português ou Inglês (De acordo com a composição da turma / According to the class composition)
Docência: Jorge Manuel Fachana Moreira da Costa
Língua de Trabalho: Português
Docência: Maria Clara de Carvalho Pimenta do Vale e Nuno Manuel Monteiro Ramos
Objetivos: Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos metodológicos para o desenvolvimento de práticas de investigação científica, tanto no âmbito de disciplinas teóricas ou teórico-práticas, como no âmbito do exercício de projeto de engª civil e arquitetura ou da realização da própria Dissertação/Estágio/Projeto.
Modo de trabalho: Presencial
Programa:
Temas, problemas e problemáticas
Ferramentas informáticas de apoio à investigação [FIAI]: Pesquisa em base de dados de publicações científicas. Exemplos práticos.
[FIAI]: Softwares de referenciação bibliográfica. Integração com a pesquisa e com o arquivo.
[FIAI]: Bases de dados. Georreferenciação. Geomática.
Investigação a partir do Construído. Condicionantes e oportunidades. Exemplos: Porto e Matosinhos.
Investigação em arquivos e centros de documentação. Exemplo: O Arquivo Histórico e o Arquivo Geral da Câmara Municipal do Porto.
Investigação a partir de fontes bibliográficas. Exemplo: Os manuais da Biblioteca de Instrução profissional.
Oposições, controvérsia e formação do ponto de vista
Apresentação sobre conceção e realização de artigos científicos
Análise crítica de um artigo científico – Estrutura, Introdução e Estado da Arte
Análise crítica de um artigo científico – Metodologia, Resultados e Conclusões
Bibliografia Obrigatória: David V. Thiel; Research Methods for Engineers, Cambridge University Press, 2014
Língua de Trabalho: Português
Docência: Maria Helena Póvoas Corvacho, Rui Manuel Gonçalves Calejo Rodrigues, Ana Sofia Moreira dos Santos Guimarães Teixeira, João Pedro da Silva Poças Martins, Ana Margarida Vaz Duarte Oliveira e Sá, Bárbara Rangel Carvalho.
Objetivos: Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil e/ou Arquitetura, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais; Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos; Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Dissertação – com o perfil de uma investigação académica mais tradicional, serão propostos temas atuais, integrados em temáticas que estejam a receber atenção especial por parte da comunidade científica nacional e internacional, tendendo para a proposta de resolução para um problema específico ou da apresentação de avanços relevantes para o estudo e compreensão daquelas.
Estágio – a realizar a tempo inteiro numa instituição a selecionar (preferencialmente empresa), obedecendo a um programa de trabalho individual previamente definido e de acordo com protocolo específico entre aquela instituição, a FEUP e o estudante, terá como objetivo o contacto direto deste com o ambiente empresarial, suas rotinas e procedimentos, enquadrado num conjunto de tarefas estruturadas para a identificação de boas práticas e proposta de ações visando a melhoria do desempenho da atividade da instituição de acolhimento.
Projeto - a realizar a tempo inteiro numa instituição a selecionar (empresa ou organização vocacionada para investigação), obedecendo a um programa de trabalho individual previamente definido e de acordo com protocolo específico entre aquela instituição, a FEUP e o estudante, terá como objetivo o contacto direto deste com o processo de desenvolvimento conceptual de edifícios e sua tradução nos elementos escritos e desenhados que irão constituir documentação de base para a realização da construção, sendo-lhe remetida a responsabilidade de desenvolvimento de partes relevantes da mesma.
Todas estas possibilidades terão orientadores e co-orientadores indicados pela FEUP e FAUP, em função do âmbito do trabalho a desenvolver, bem como da parte da instituição de acolhimento, caso exista. O acompanhamento das atividades será realizada através de reuniões periódicas, com a presença do estudante e dos seu(s) orientador(es).
Modo de trabalho: Presencial
Programa:
O desenvolvimento do trabalho de Dissertação/Estágio/Projeto tem a duração de cerca de 40 semanas (42 ECTS - 1134 horas) envolvendo, de forma geral e adaptada ao perfil do trabalho escolhido pelo estudante, as seguintes tarefas:
Definição detalhada do(s) problema(s) a investigar ou analisar;
Pesquisa bibliográfica de suporte;
Desenvolvimento e aplicação da estratégia de pesquisa e/ou soluções propostas para a resolução dos problemas identificados;
Obtenção, quantificação e definição do processo de tradução dos resultados;
Elaboração de: (i) documento relativo à Dissertação; (ii) relatório síntese da atividade realizada durante o estágio; (iii) documentação relativa à descrição e concretização dos elementos de projeto;
Apresentação pública final perante um júri.
Bibliografia Obrigatória:
Oliveira, Luis Adriano; Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha, Lidel, 2011
Weyers, J. and McMillan, K.; How to Write Dissertations & Project Reports, Prentice-Hall, 2011